BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Festa de Egum

Egum ou Egum - gum em nagô, quer dizer Osso. Mas possui um significado amplo e também pode ser entendido como a alma de uma pessoa morta. Assim, Egum é o espírito de uma pessoa falecida e não recebe o mesmo tratamento que um orixá.

Estes espíritos apresentam - se nos terreiros durante as celebrações a eles dedicadas, porque esta foi a forma que escolheram de continuar a sua evolução.

Mas o Egum, propriamente dito, é outra coisa. Às vezes são até prejudiciais ao próximo e por isso são imediatamente afastados. É por isso que a casa de Egum sempre fica fora do terreiro de candomblé.

Em alguns terreiros de candomblé, é realizada a festa para os Eguns uma vez por ano, que são as almas dos babalorixás, ialorixás, ou os filhos de santos do terreiro. O que acontece muitas vezes, é que eles não comparecem à celebração. Normalmente, só após sete anos de morte, recebida a homenagem é que eles ocupam seu lugar.

A casa de Egum é essencial em qualquer terreiro, mesmo que a festa de Egum não seja comemorada, os Eguns devem ser servidos e tratados. É uma casa pequena, onde são colocados recipientes com alimentos. As louças, geralmente usadas, são louças quebradas que representam a vida que se partiu.

Não se faz festa de Egum dentro do terreiro, onde são festejados os orixás, essas festas são realizadas ao ar livre. Nessas ocasiões, pode ser observada a materialização de alguns Eguns.

Numa festa de Egum, durante toda a cerimônia, os Ogês ou Anixás, seguram uma vara listrada de preto e branco, o Ixã, com o qual procurarão conter os Eguns, em caso de necessidade.

Ninguém pode sair antes de terminar a festa de Egum, porque pode ser prejudicado por Eguns que se encontrem nas proximidades, por ser um desrespeito a eles. Os Eguns também podem ser nossos antepassados,e por isso devemos respeito a eles.

0 comentários: