BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Linhagem

Os negros que para o Brasil foram trazidos de forma violenta, provenientes de várias regiões da África, eram considerados pelo povo luso como sem alma. Portanto foi forçado a trocar seus nomes, ser batizados na religião católica e logo em seguida eram misturados por etnias para dificultar a resistência. Mas o espírito de família, do axé e da tradição oral foi impossível de enraizar.

Na África, as pessoas tinham seus deuses e cada cidade tinha seu orixá, contudo quando chegaram ao Brasil tanto o povo quantos suas divindas foram misturados. Porém depois de tanta luta, tempo e reivindicação os escravos passaram a se unir e estabelecer um laço de família e de hierarquia, tendo como líder espiritual e religioso, a mãe de santo e pai de santo. Onde a tradição do candomblé e os cultos orixás (16 no Brasil) foram passada de geração em geração. Estabelecendo um respeito materno e paterno ao babalorixás e as yalorixás.

Dessa forma povo negro passa a ter uma identidade espiritual, através da convivência com os seus semelhantes. Embora o catolicismo tenha sido imposto, o sincretismo foi uma forma e sentirem seus deuses, porém em culto aos santos católicos. A trajetória do candomblé se baseia, na tradição oral dos seus pais e mães. Sendo a mulher um símbolo de poder, devido à morte de tanto homem durante a escravidão.

O axé foi uma forma imaterial de união entre os negros , sendo uma energia do bem , de uni e fortalece a ligação entre os seres . "Energia mágica, universal sagrada do orixá. Energia muito forte, mas que por si só é neutra. Manipulada e dirigida pelo homem através dos orixás e seus elementos símbolos.”. Essa palavra também significa amém.E assim é uma pouco de como ,algumas família negra em terras brasileiras mantêm sua cultura .

“O candomblé ainda é a voz que faz o negro se juntar/Pra ser feliz ainda não dá/ enquanto um negro, um só negro, um só chorar”. (Naná Vasconcelos).

0 comentários: